quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A importância do descanso na musculação


Quando se inicia um programa de treinamento em academia de musculação, grande parte das pessoas acredita que quanto mais exercícios melhor, que se com alguns exercícios será bom, com o dobro ou o triplo os resultados também possam ser multiplicados. Mais na verdade o nosso organismo precisa de certo tempo para recuperar-se, e é no descanso que acontece o processo hipertrófico.




Durante o treinamento o objetivo é causar micro lesões nos músculos de forma que o corpo os repare e reconstrua, sendo os novos tecidos mais fortes. Precisamos entender esse processo de super compensação, que durante os dias de descanso com uma alimentação adequada o organismo irá recuperar os danos causados pelo treinamento e construir músculos mais fortes. E é assim que acontece ou deve acontecer todos os dias.



O intervalo pode variar dependendo do objetivo e da intensidade do treino, que geralmente está entre 48 e 72 horas mais podendo chegar até uma semana. E aí pode estar à dificuldade de aumentar a massa muscular, quando treinamos o mesmo grupo muscular sem que ele esteja totalmente recuperado geramos um grande estresse, favorecendo ao catabolismo ao invés do desejado anabolismo.



Se você quer resultados, acredite, existem três fatores essenciais: treino, alimentação e descanso. Se qualquer um destes não estiver sendo seguido de forma adequada, provavelmente os resultados não serão satisfatórios ou potencializados. Procure sempre orientações de um professor de Educação Física.



Artigo Escrito por: Tiago Lucian de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário