quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Qual a melhor série para hipertrofia?

Todos os dias vemos pessoas treinando com séries do tipo: 4x8, 3x10, 4x6, entre outras, e a questão é, qual a melhor? Para surpresa da maioria, todas estão corretas e é muito difícil definir qual a melhor. O que o músculo recebe é o estímulo e reage de acordo com ele, se este estímulo for maior do que o do treino passado à resposta será positiva, ocasionando micro lesões fundamentais para o crescimento muscular.


Estamos acostumados a acreditar que os músculos sabem contar e que se fizermos algumas repetições a mais ou a menos o resultado não aparecerá. Na verdade devemos focar na fadiga muscular, esgotando ao máximo cada músculo. A sobrecarga deve ser aplicada progressivamente, e os treinos devem ser mudados a cada algumas semanas, mexendo nas variáveis: séries, repetições, intervalo, exercícios e carga.

O excesso de treino também pode ser um obstáculo, por isso devemos tomar muito cuidado com o número de séries e o tempo de recuperação para cada grupo muscular. Busque treinos curtos e intensos, mais não confundam intensidade com apenas cargas altas, uma boa estratégia para aumentar a intensidade é diminuir os intervalos entre as séries e exercícios. Trabalhe em amplitude de movimento máxima, assim recrutará um maior número de fibras musculares.

Concluo dizendo que o número de séries e de repetições é apenas um parâmetro de base, que pode e deve ser alterado quando necessário. Peça sempre orientações ao seu educador físico.

Artigo Escrito por: Tiago Lucian de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário